sexta-feira, janeiro 3

     

É interessante contar com a pesquisa do Google para achar com facilidade artigos, comentários e livros sobre os mais diversos temas. Virou hábito de todos fazer esse tipo de ação para qualquer que seja a dúvida. Conseguimos dinamizar e economizar um tempo absurdo fazendo bom uso da ferramenta. Mas senti necessidade de algo referente às assessorias, principalmente a política. Você sabe como e o que faz um assessor político?

A Wikipédia denomina assessoria de comunicação como: 
"uma atividade de Comunicação Social que estabelece uma ligação entre uma entidade (indivíduo ou instituição) e o público (a sociedade exposta à mídia). Em outras palavras, Assessoria de Comunicação é administração de informação.
As atividades de Assessoria de Comunicação Social são geralmente subdivididas em três:
  • 1. Assessoria de Imprensa
  • 2. Publicidade & Propaganda
  • 3. Relações Públicas
Os potenciais clientes das Assessorias de Comunicação podem ser empresas privadas, estatais, autarquiasgovernospartidossindicatosclubesONGs, ou indivíduos, entre outros.
Há ainda outras atividades relacionadas a Assessoria de Comunicação que, no entanto, não devem ser confundidas por terem outras especificidades: MarketingEndomarketingWebmarketingMarketing de Permissão,Comunicação InternaComunicação EmpresarialJornalismo EmpresarialPesquisa de MercadoAuditoria de Imagem, Marketing cultural, político, educacional, esportivo, rural, de responsabilidade social e Lobby."
Mas não consegui me situar no campo da política. Vamos pensar juntos. 
Se a assessoria é uma forma de administrar (não só administrar, mas também distribuir e qualificar) a informação. Seja de órgão público ou privado, essas informações são estudadas, trabalhadas e decodificadas para seu destino final.
     
Um político precisa sempre ficar a par de tudo que acontece, mas sua agenda quase sempre está lotada, principalmente em campanhas eleitorais. Devido a essa falta de tempo que existe o assessor político, uma pessoa ou equipe que ajuda o político a inteirar sobre todas as informações que lhe são pertinentes. Todas as ameaças, oportunidades e toda aquela análise swot feita para empresas. Imagine seu cliente como uma empresa, use as mesmas ferramentas, mas com uma visão holística para o campo político.

Como pensar uma campanha política? É basicamente pensar em montar uma empresa por poucos meses e fazer isso evitando cometer o menor dos erros. Para isso é importantíssimo saber um pouco de todas as áreas e fundamentalmente, política e analisar as informações, repassando a seu cliente de forma rápida.

0 Opiniões:

Postar um comentário

Participe também da discussão.