segunda-feira, janeiro 20





Este ano promete!


O ano de 2014 com certeza será atípico para as organizações e os profissionais, que estão à frente de vários projetos institucionais e comerciais. Desde a década de 50, o Brasil não sedia um evento mundial de grande porte como a Copa do Mundo. Para completar, em março, temos o carnaval – conhecido no exterior como a festa favorita dos brasileiros – e, em outubro, as eleições. Este ano promete!
Em meio a tantas festividades, que mudanças serão acarretadas para a rotina do Relações Públicas? Como utilizar a oportunidade de consolidar marcas e produtos mundialmente, aproveitando a visibilidade do Brasil diante do mundo?
Com a chance de movimentar bilhões diante destes eventos promissores, as estratégias e metas empresariais traçadas precisam ser aceitas pelos consumidores para serem eficientes. De acordo com uma matéria publicada no mês de dezembro de 2013 na Revista Época, “será preciso ganhar posicionamento sem aumentar muito os investimentos. Em outras palavras, as companhias precisarão dar um tiro certeiro em vez de atirar para todos os lados e aguardar o retorno”.
Para atingir os mais variados públicos e descobrir novos nichos mercadológicos, qual deve ser o perfil dos profissionais que estão no comando das áreas de comunicação e marketing das instituições? E mais, qual a função do Relações Públicas nesses campos de atuação? Temos que estar atentos a todos os detalhes. Vale a pena refletirmos sobre o assunto.




Muitas vezes o que já sabemos pode ser o que acabamos deixando de lado na hora de tomar uma decisão. Vivemos um tempo em que todos têm acesso à informação, todos podem criar e disseminar notícias; mas não podemos esquecer que a capacidade de agregar valor está no que fazer com essa comunicação. Temos consciência de que é requisito básico para o RP, por exemplo, saber gerir a verba de uma campanha, ter um desempenho satisfatório nas mídias digitais e, inserir os conceitos da marca nos seus materiais impressos e na comunicação visual. Tudo pode mudar muito rapidamente, entretanto devemos ter “os pés no chão” e avaliar todos os possíveis cenários, para sermos assertivos e demonstrar o propósito da profissão, que é trabalhar a comunicação dirigida através da informação estratégica, que será mensurada e avaliada posteriormente.
O conceito das Relações Públicas engloba ainda o desenvolvimento de relações estratégicas fiéis aos principais públicos de interesse de uma organização. É preciso entender de tudo um pouco para saber lidar com fornecedores, funcionários, stakeholders, imprensa e a comunidade. Cada um destes perfis pode usar a informação de uma maneira distinta – seja sobre a empresa ou um produto/serviço que ela ofereça. No entanto o resultado deve ser comum: o cumprimento do objetivo proposto de maneira e o consequente retorno positivo para a instituição, seja o lucro, a promoção da imagem institucional ou a positivação da marca. Aí consiste o desafio da comunicação e do marketing.
O posicionamento correto de uma marca exige diversas habilidades que fazem parte das Relações Públicas, como a administração, o marketing de relacionamento, criatividade, pulso firme, planejamento, bons relacionamentos, dinamicidade, contemporaneidade, conhecimentos sobre eventos e cerimonial, liderança e visão comercial. Tais características também são essenciais para as equipes de comunicação e marketing.
Tantos eventos vêm para nosso país em um momento ideal para solidificarmos a carreira do RP e ganharmos mais destaque no mercado de trabalho. Chegou a hora de agarrarmos as oportunidades e fazer o uso correto das informações, pois o restante está a nosso favor. O ano de 2014 é o ano das Relações Públicas.
 

0 Opiniões:

Postar um comentário

Participe também da discussão.