terça-feira, setembro 22

No próximo dia 26 de setembro comemora-se o Dia Interamericano das Relações Públicas

Por Hernandes Cruz



Divulgação
Luiza Maria Volpato, estudante de Relações Públicas
Um estudo concluído pelo Instituto do Trabalho dos Estados Unidos, realizou projeções para descobrir quais serão as carreiras mais promissoras dos próximos dez anos. Sete entre 20 listadas exigem experiência em computação. Relações Públicas ocupa a 7ª colocação em um ranking geral publicado pela revista Exame. O Profissional de Relações Públicas é o responsável pela comunicação integrada da organização, pela sua comunicação com os mais diversos públicos (público interno, público setorial e público externo) e pela comunicação institucional.
Uma das possíveis razões para o crescimento da atividade, até a pouco desconhecida por muitos, é de que as empresas brasileiras aumentaram ações fora do País, se apresentando para diferentes culturas e hábitos, e a sociedade civil tornou-se mais participativa. Neste contexto, esse profissional, que é um grande aliado do marketing corporativo, torna-se fundamental para desenvolver o relacionamento institucional com os públicos estratégicos. Especificamente em Mato Grosso, as demandas de comunicação se expandiram por conta da sofisticação do mercado regional.
De acordo com a estudante de Relações Públicas do 8º semestre do UNIVAG, Luiza Maria Volpato, o profissional de hoje é um estrategista dentro da empresa, na busca e consolidação do relacionamento com o público interno e externo.
No entanto, não só os grandes empreendimentos percebem a importância de contar com esse tipo de profissional. As pequenas, e mesmo associações comunitárias e ONGs, têm contratado. Mas por outro lado também não se pode deixar de lembrar que existem outras inúmeras e diversificadas áreas em que o Relações Públicas costuma atuar, como, por exemplo, consultor político, ouvidor, ombudsman, pesquisador de opinião pública e em ações de lobby.
No próximo dia 26 de setembro comemora-se o Dia Interamericano das Relações Públicas. Para exercer a atividade exige-se registro no Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas (Conrerp). No Brasil, quase 80 universidades oferecem o curso. Em Mato Grosso, apenas o Centro Universitário UNIVAG oferta a habilitação de Relações Públicas no curso de Comunicação Social, e a cada ano é crescente o número de candidatos que escolhem essa carreira no vestibular.

2 comentários:

  1. Pra entender mais sobre a profissão, mantenho um portal informativo - o Mundo das Relações Públicas (www.mundorp.com.br). Quem sabe ajuda seus leitores.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, seu site é muito pertinente aos nossos objetivos. Obrigado pela presença em nosso blog. Caso queira estipular parcerias, me contate.

    att.
    Guilherme Gondim

    ResponderExcluir

Participe também da discussão.