quinta-feira, maio 7

O presente trabalho teve como objetivos a demonstração da importância da atividade de
relações públicas no gerenciamento de crises e a análise da atuação do profissional de
marketing que comandou as ações da Tam após o acidente do vôo 402 em São Paulo. Visa
também a diferenciação dos termos conflito e crise, e a definição dos processos de
argumentação. Baseando-se que grande parte das crises começa com falhas de comunicação e
falta de profissional qualificado, lembrando a falta de conhecimento organizacional sobre o
tema, perceberemos que o relações públicas é indispensável em empresas modernas, pelo seu
conhecimento em integrar interesses e opiniões, e em manter uma visão global do meio em
que atua. A análise propiciou a confirmação de que os relações públicas estão diante de um
novo e crescente mercado, o qual necessita de profissionais qualificados e atualizados.

Palavras-chave: Conflitos X crise; negociação; relações públicas; relações de poder.



Relações públicas

Relações públicas, apesar de não haver entendimento sobre as suas várias frentes de
atuação mesmo entre os diversos autores, é definida como a atividade planejada e contínua
que busca estabelecer e manter a compreensão mútua entre a instituição e os diversos públicos
com que ela se relaciona direta ou indiretamente, conforme a Associação Brasileira de
Relações Públicas. Em suma, o profissional busca a transparência e o entendimento das
organizações com os diversos segmentos da sociedade, podendo ser considerado o agente
facilitador dos interesses. Sua função é defender, proteger e reconstruir a reputação da
empresa ou de sua marca. Baseado nesses dados percebemos que a prevenção e o
gerenciamento de crises devem ser sempre voltados às necessidades e vontades dos públicos.
No mundo altamente interconectado da atualidade, onde tudo pode ser divulgado
instantaneamente, a presença do profissional de relações públicas é cada vez mais
indispensável, já que diariamente o comportamento – individual ou organizacional – afeta um
maior número de públicos e também é afetado por eles.


ANO 4 – N.16 – SALVADOR/BA – AGO, 2006 – ISSN: 1809-1687

A Importância da Atividade de Relações Públicas no Gerenciamento de Crise – Estudo de Caso da Tam Vôo 402
Aline da Silva Gil
Relações Públicas
Universidade Luterana do Brasil - ULBRA


Confira a íntegra desse material no link abaixo

Gerenciamento de Crises.pdf

Um comentário:

Participe também da discussão.